Turistas fazem vídeos de arco-íris se formando após chuva no Jalapão
Publicado em: 01/03/2017 ás 10:14:00 Fonte: G1 TO

Um grupo de funcionários e turistas que passeavam pelo Parque Estadual do Jalapão, no leste do Tocantins, teve uma surpresa durante o feriado de carnaval. No começo da tarde da última segunda-feira (27) eles testemunharam a formação de um arco-íris durante uma chuva na serra do Espírito Santo, que fica no parque. O fenômeno foi registrado em vídeos e fotos por todos que passavam pelo local.

O gerente da unidade de conservação, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, contou que o carnaval costuma ser o final de semana mais movimentado do ano para o parque. "Durante o feriado nós recebemos 1.020 turistas na área das dunas do Jalapão, onde fica a base. Havia quatro carros com grupos parados no local quando começou a formar", contou ele. "Só não tinha mais gente porque não tem havia mais onde dormir", completou.

Dunas são as principais atrações do Jalapão
(Foto: Divulgação/Andrea Marques)

Em todo o ano de 2016, foram pouco mais de 15,8 mil turistas a visitar o local, uma média de mais de 300 por semana. O número é referente apenas aos visitantes da área das dunas, onde o acesso é controlado. O número de turistas na área total do parque é ainda maior. O Jalapão é a principal atração turística do estado.

O vídeo divulgado foi feito por um dos seis participantes do programa de voluntariado que o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) mantêm para auxiliar no controle do acesso ao parque. O nome do cinegrafista é Marcos Paulo. Ele estava com o grupo de funcionários e turistas na base das dunas, que é a entrada mais próxima ao principal cartão postal do Jalapão.

Atrações do Jalapão
O fervedouro e a cachoeira da velha estão entre as principais atrações. Os passeios para o Jalapão são feitos por agências de viagens e variam de preço conforme o número de dias, mas incluem carro, motorista, guia, alimentação, taxa de visitação e lanche-viagem.

"O nosso clima é favorável para turistas que querem sair do frio e curtir a temperatura do verão. O forte da nossa região é o ecoturismo e turismo de aventura", comenta a coordenadora de turismo do Sesc Tocantins, Fátima Miranda. Segundo ela, o Jalapão é o destino mais procurado no estado.

Localização
O Jalapão está localizado na região leste do Tocantins, a 180km de Palmas. Para chegar ao local, uma das opções é sair de Palmas, andar 64 km pela rodovia TO-050 até Porto Nacional, e depois 116 quilômetros pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins. Outra opção de acesso é sair de Palmas pela TO-020, sentido norte (108 km), com acesso para Novo Acordo. Também pode-se trafegar pela TO-030 (100 km), interligação com Taquaruçu e Santa Tereza do Tocantins.

Notícias relacionadas